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terça-feira, 1 de março de 2011

Educação: responsabilidade conjunta

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Escrito por Priscila Callegari   


 No princípio de mais um ano letivo, os educadores não esperam somente pelos alunos, mas também por seus pais ou responsáveis que atuam simultaneamente no intrincado processo de educação das crianças e da própria juventude. Na atual conjuntura, inegavelmente, uma das teses mais difundidas é a do psiquiatra e educador Içami Tiba que reitera a necessidade de reeducação dos pais, diante do comportamento da turma que começa a rumar para os educandários.
 Segundo Tiba, um princípio fundamental revogado pelos pais é de que o primeiro sim é antecedido de muitos nãos, num reflexo de um paradigma educacional em que os genitores ou responsáveis entendem que pertenceram a um regime educacional ortodoxo e castrador diametralmente oposto ao modelo demasiadamente hipersolícito e permissivo que confunde felicidade filial com  um acesso irrestrito à indústria de consumo e aos valores voláteis de um mundo repleto de ilusões.
 Designados por Içami Tiba como parafusos de geléia, as crianças educadas neste sistema acabam penando mais no momento de adaptação à engrenagem social e às atribuições inerentes a cada profissão.Tudo começa, conforme o renomado educador, em situações domésticas e corriqueiras, como quando um dos pais prega um daqueles sermões recalcitrantes no filho que não arrumou a cama, se esquecendo de abreviar a retórica e convidá-lo para se dirigir ao quarto e lá executar a operação em conjunto.
 Portanto, os parafusos de geléia precisam de exemplos, porque enquanto as palavras ensinam ou convencem ou comovem, aqueles arrastam, segundo um provérbio árabe.

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