Slide # 1

NOSSA ESCOLA

Slide # 2

REFEITÓRIO

Slide # 3

QUADRA ESPORTIVA

Slide # 4

LABORATÓRIO DE INFORMÁTICA

Slide # 5

PÁTIO DA ESCOLA

sábado, 25 de setembro de 2010

Mas será que existe uma idade certa para inicia um namoro?

Mas, será que existe uma idade certa para se iniciar um namoro?

Parece que foi ontem: você trocava a fralda de sua filha, carregava ela no colo... Ia jogar bola com o garotão. Pois eis que um dia eles aparecem com seus namoradinhos.

É só depois desse susto que muitos pais se dão conta de que aquela sua ''criancinha'' cresceu. Rápido demais, talvez, mas a partir daí surgem dúvidas. Muitas. E que precisam de respostas urgentes e precisas.

Antes de se descabelar em preocupações, entenda o que são as tais mudanças que ocorrem com os pré-adolescentes e aprenda, com a ajuda de psicólogos, como lidar com elas.


E se o jovem passar a ter problemas na escola?


Quando os adolescentes se apaixonam, costumam achar que podem viver só de amor. É uma crença romântica, típica de quem acha que vai viver assim para o resto da vida. Por causa disso, algumas vezes a paixão provoca falta de atenção. O garoto pensa tanto na namorada que isso acaba prejudicando suas notas. Faça-o entender que o importante é o seu desempenho no colégio. A melhor solução é ter paciência, em vez de puni-lo - o que pode levá-lo a associar o castigo ao estudo. Procure estabelecer trocas: quando tiver prova, ele deve prometer que vai estudar no dia anterior.


Existe idade ideal para começar a namorar?


Não existe uma idade certa. Cada um desperta para o amor a seu tempo. Mas essa iniciação está ocorrendo cada vez mais cedo. ''Minhas irmãs deram o primeiro beijo aos 11 anos'', conta a paulista Amanda Passucci, que se apaixonou pela primeira vez aos 12. Essa precocidade já é um costume e, apesar de não ser nociva, inspira alguns cuidados. ''Você pode até se assustar se sua filha pré-adolescente largar as bonecas e engatar um relacionamento, mas certamente é porque a família abriu, de alguma forma, espaço para isso'', avalia o psicólogo Carlos Eduardo Carvalho Freire, da PUC-SP. O que se precisa, aí sim, é ficar atenta se o relacionamento tomar rumos que possam prejudicar os jovens. Do contrário, tudo bem.


O namorado não é uma boa influência. e agora?


Se você souber que a índole do namoradinho pode colocar a saúde de sua filha em risco, alerte-a. Se tiver provas de que o garoto usa drogas ou não é um bom exemplo, precisa dizer. Às vezes, para evitar uma briga, as mães preferem fingir que nada aconteceu. Porém, essa omissão não ajuda em nada. Converse com calma com sua filha e tente explicar os motivos da sua insatisfação. Deixe claro que sua atitude, muito mais do que uma forma de controlar a jovem, está ligada aos princípios e valores da família, que são muito importantes.


Ela me contou que namora, mas não quer que o pai saiba de jeito algum


Não aceite essa situação. Se sua filha confia em você mas não em seu marido, procure saber os motivos e contorná-los. Tente incentivá-la a contar ao pai. Porém, se souber que ele não reagirá bem, converse antes e o prepare. Diga que a vida mudou, que sua filhinha está crescendo e arranjará namorado logo, quer ele queira ou não. Depois de dobrá-lo, combine um prazo para que a menina revele a novidade.


Acalme-se! sentir-se desorientada é normal

Não se culpe por não saber o que fazer ao descobrir que seu filho está namorando. ''Esse é o começo de uma etapa de desprendimento dos ais'', explica a psicóloga Magdalena Ramos, também da PUC-SP. Na infância, a mãe decide tudo para a criança e sua opinião é acatada. Mas, na adolescência, os filhos procuram liberdade. O importante é você encarar como natural, sem grilos.

Devo colocar limites no namoro?


Independentemente da idade do filho, você não deve mudar os limites só porque ele começou a namorar. Se o jovem tem obrigação de ir à escola e, depois, estudar mais três horas em casa, a rotina deve continuar. Da mesma forma, se tiver liberdade para sair, mantenha a hora de voltar. ''O namoro tem de acontecer no espaço que o adolescente já tinha'', alerta o psicólogo Carlos Eduardo.


O jeito certo de lidar com o namorado da sua filha


Por mais que você fique se perguntando o que foi que a sua filha viu num garoto como aquele, mantenha a calma e aposte em uma convivência sadia. Se o adolescente quiser levar o par para casa, receba-o de braços abertos. Não precisa cobri-lo de atenções nem ficar em cima do casal a todo momento. Procure ser educada. Bater de frente com filhos, apenas por ciúme, pode prejudicar a relação de vocês. Por outro lado, vale dar dicas de métodos que evitam doenças sexualmente transmissíveis (DSTs) e a gravidez, como a pílula e os preservativos. O jovem não tem estrutura emocional ou financeira para manter uma criança sozinho e deve ser incentivado a cuidar da saúde.


Essa expressão, muito usada entre os jovens, é vista com um pouco de preconceito pelos mais velhos. O tão famoso ''ficar'' se refere a um namoro sem compromisso, que pode - ou não - se tornar um relacionamento sério. É uma forma de experimentar, um início para a vida amorosa. Na maioria das vezes, representa o interesse sadio por outra pessoa e não passa de alguns beijos, abraços e carinhos até certo ponto descomprometidos.

E qual deve ser a atitude dos pais? Proibir, ceder ou os jovens sabem tomar suas próprias decisões?
Dê sua opinião!

12 comentários:

Ruth Santana disse...

Dessa vez capricharam, gostei de tudo, agora sim o blog ta completo... deu de esclarecer todas as dúvidas de alguns pais.

Anônimo disse...

amei tudo faltou so uma foto bem.... xiii prefiro não comentar

Unknown disse...

Adorei o tema esta super bem esplicado, axo q a idade certa pra namorar é quando a pessoa tem maturidade pra saber o que é certo e errado.
By ADRIANNE ALVES 8° A

Novidades da adolecência disse...

Gostei muito, hoje em dia muitos jovens sem maturidade começam a namorar sem saber qual a coisa certa ou errado!!!
Thalyta 8º"A"

Unknown disse...

Esta legal para tirar todas as duvidas do dia a dia por que hoje en dia os jovem estão mas preucupados en namoro e acabam esqueçendo a escola gostei nota (10).

playsson disse...

tudo isso que está falando dessa matéria e muito importante pra todos nós porque vamos prestar mas atenção em tudo.(familia)etc.
muito fala um pouco da pessoas que namora é acaba esquecendo da escola e da voce próprio.

Unknown disse...

O tema é super interessante.Por que o ficar pode ser bom mais com responsabilidade.

Unknown disse...

todos nos gostamos de fala de namorados tem sim uma hora certa de namora quando as duas pessoas tem que ter maturidade para namorar dever saber o que é certo e errado.

Unknown disse...

Sim Acho que a Idade Certa para isso e em media começa a partir dos 10 anos de idade Porque e quando a criança começa a si descobrir o seu caráter e as pessoas que elas gosta

Unknown disse...

eu acho que não, porque quando a paixão bate não tem tempo que segure.

Unknown disse...

pra mim não tem idade certa pra namorar não e so apenas se vc querer ...

Unknown disse...

muito interessante essa meteria.
ameiii
continuem assim q pessoas insentivem vcs a continuar com esse blog.....